• Rua Dr. Vieira Bueno, 156 – Cambuí, Campinas – SP
  • Fone: 19 3762 1122
  • Whatsapp: 19 97409 7641

BLOG

Fashion Revolution Week

18.Apr.2017

No próxima segunda-feira, dia 24/04, acontece o terceiro Fashion Revolution Day. Dia em que mais de 80 países se unem para perguntar: “Quem fez minhas roupas?” e exigem mais transparência da cadeia produtiva da moda.

A indústria da moda é bastante representativa, tanto em termos econômicos quanto socioculturais, mas muitas vezes o glamour das passarelas escondem bastidores bem diferentes. A produção e o consumo de moda podem estar relacionados a casos de trabalho análogo à escravidão e impactos ambientais irreparáveis.

No dia 24 de abril de 2013, uma tragédia em Bangladesh abalou o mundo, quando o edifício Rana Plaza, que abrigava diversas confecções de roupas (muitas produziam em larga escala para renomadas marcas globais) desabou, causando a morte de 1.133 trabalhadores e deixando outros 2.500 gravemente feridos.

Esse foi o ponto de partida para que duas ativistas e designers pioneiras em moda sustentável, Carry Somers e Orsola de Castro, criassem o movimento Fashion Revolution e fizessem da data um marco, o Fashion Revolution Day. Esse movimento global acredita em uma indústria da moda que: valoriza e respeita as pessoas; preserva o meio-ambiente; promove criatividade e inovação; e distribui riquezas em medidas justas. A sua missão é sensibilizar e conscientizar a sociedade para tornar estas crenças realidade.

De Londres, a campanha se espalhou para o mundo, hoje está presente em 92 países. No Brasil, atua há 3 anos realizando ações e eventos que promovem mudanças de mentalidade e comportamento, não só dos consumidores, mas também de empresas e profissionais da moda. Isso é apenas o início de um processo de transformação e as campanhas anteriores já mostraram números surpreendentes - no dia 24 de abril de 2015 a hashtag oficial foi usada 63 milhões de vezes e o alcance através das mídias online foi de 16,5 bilhões no mundo.

Nós, da Santa Costura, apoiamos o movimento e desejamos lutar ao lado de nossas clientes e parceiros por uma indústria de moda mais justa e consciente para todos os envolvidos. Buscamos transparência em todas as etapas da nossa produção, abrindo nosso ateliê e compartilhando o que acontece nos bastidores da marca. Além disso, escolhemos sempre parceiros/fornecedores nacionais com foco na sustentabilidade e no feito à mão. Estamos constantemente abertas a novas soluções e buscando alinhar nossos valores ao feedback que recebemos das nossas consumidoras e colaboradores. 

Na foto: Bastidores da nossa produção a estilista Gabi Meirelles passa os detalhes de criação para Silvania Cristina, gerente de produção.

Entre os dias 24 e 28 de abril, Campinas também recebe uma programação especial com oficinas, palestras e encontros direcionados à Fashion Revolution Week, e claro que a Santa não poderia ficar de fora! Além de uma palestra sobre Slow Fashion com a nossa estilista (segunda-feira, 24/04) , nossa loja também estará aberta para receber a oficina de crochê de dedo com a Ana Matusita (terça-feira, 25/04). Recomendamos participar do máximo de encontros que puder e a programação completa você confere logo abaixo:

 



 

Acompanhe a programação também através do evento no facebook: https://www.facebook.com/events/1375322895852882/

A campanha acontece também nas mídias sociais e você pode participar postando uma selfie com a etiqueta de sua roupa aparecendo e na legenda, a pergunta: “Quem fez minhas roupas?”. Use as hashtags oficiais  #FashionRevolution  #QuemFezMinhasRoupas? e ajude na conscientização.

Comentários

Gostou da matéria? Deixe aqui seu comentário ou dicas sobre o assunto.

Patricia Sant'Anna

06 mai, 2017

Muito obrigada pela ajuda na divulgação, pela participação como voluntária e pela linda contribuição como palestrante e oficineira. Valeu Gabi e equipe SCTP.

  • 18.jul.2017

    Vai viajar? Confira as dicas que preparamos para criar um “mini” guarda-roupa capsula, todo em apenas uma mala de mão.

  • 09.mai.2017

    Nossa ferramenta de vendas online está passando por mudanças e queremos que você fique por dentro de tudo para sua próxima compra!

  • 21.fev.2017

    Vem conhecer as delícias da gelateria Cuordicrema e se apaixonar ainda mais pela nossa vizinhança!

  • 14.fev.2017

    O mais novo projeto da Santa Costura investiu em upcycling para criar coleção capsula de verão em parceria com a ONG Mar Limpo.