• Rua Dr. Vieira Bueno, 156 – Cambuí, Campinas – SP
  • Fone: 19 3762 1122
  • Whatsapp: 19 97409 7641

BLOG

Menos lixo, por favor!

04.Jan.2019

Lixo Zero: Cinco atitudes para adaptar na sua rotina e produzir menos lixo em 2019.
 

Você já parou pra pensar a respeito do lixo que você produz e para onde ele vai depois que é descartado na sua casa? Temos a péssima ideia de achar que simplesmente “jogar algo fora” dá um fim àquilo que estamos descartando. Mas espera um pouco! Do ponto de vista do planeta, que também é nossa casa, não existe jogar lixo fora, simplesmente porque não existe fora!

Muitas vezes consideramos a lixeira o último estágio na nossa responsabilidade por aquilo que consumimos, como se não existisse toda uma realidade de aterros, lixões, cooperativas para onde nosso lixo vai ou poderia ir. Mas, se realmente nos preocupamos com a saúde do planeta e das pessoas, em 2019 precisamos dar mais atenção à maneira como produzimos, descartamos e destinamos nossos resíduos.
 

De 2016 a 2017 cada brasileiro gerou 378 kg de resíduos no ano, um volume que daria para cobrir um campo e meio de futebol! E pra onde vai todo esse lixo?

De acordo com relatório da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), das 78,4 milhões de toneladas de lixo geradas em 2017, a coleta regular atingiu 91,2% do que foi gerado: 71,6 milhões de toneladas. Isso significa que 6,9 milhões de toneladas não foram coletadas pelos serviços municipais e tiveram destino desconhecido.

O maior problema é que 40,9% do que é capturado pelo sistema de coleta regular, cerca de 29 milhões de toneladas, ainda acaba sendo descartado de maneira errada. Essa enorme quantidade é enviada a lixões ou lixões adaptados, que não têm os sistemas necessários para proteção do solo, das águas e do entorno, impactando negativamente não só o meio ambiente, mas também a saúde das pessoas.

Acreditamos que com a conscientização e algumas mudanças de hábito, podemos mudar esses números na nossa vida, produzindo menos lixo e descartando de maneira correta aquilo que não for possível reutilizar. Por isso, queremos compartilhar com você o conceito do Lixo Zero.

O CONCEITO LIXO ZERO consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários e\ou para a incineração.

Para atingir esse objetivo, o Instituto Lixo Zero Brasil, propõe cinco atitudes a serem adotadas, chamadas de os 4 R´s do conceito Lixo Zero: repensar, reutilizar, reduzir e reciclar. E para te ajudar, queremos propor algumas dicas

REPENSAR: Acabar com a ideia que resíduos são sujos. Não descartar no lixo comum ou misturar materiais que poderiam ser reciclados/reutilizados.

REUTILIZAR: Diversos objetos e materiais podem ser utilizados de outra maneira antes de serem encaminhados para a reciclagem. Ex.: usar uma folha de papel dos dois lados, reaproveitar uma embalagem, etc.

REDUZIR: Gerar o mínimo possível de lixo, recusando o que não for essencial e buscando alternativas sustentáveis para descartáveis.

RECICLAR: Aproveitar a matéria prima do resíduo para fabricar o mesmo ou outro tipo de produto, sem encaminhá-lo para aterros. Podendo ser feito por conta ou encaminhando para a coleta seletiva ou cooperativas locais.

E para te ajudar a ter uma rotina mais sustentável em 2019, separamos algumas atitudes simples que podem ser mudadas no seu dia-a-dia para produzir menos lixo:

1. Evite o uso de descartáveis

Talheres, copos e canudos descartáveis podem até ser práticos, mas possuem um custo ambiental alto. Para diminuir o uso, leve sempre com você um kit pessoal de copo retrátil, talheres e canudo. Assim você evita o descarte irregular de plástico e pode aproveitar para conscientizar os amigos e a família.

 

2. Tenha sempre uma ecobag com você

Para reduzir o descarte das sacolinhas plásticas, uma ecobag ou um kit de saquinhos de pano te ajudam e muito na hora das compras. Inclusive, não podemos deixar de indicar o modelo da nossa linha NEO que foi feita com lençóis de hotelaria que seriam descartados e ainda vem numa embalagem de papel semente!

Para te ajudar nesta missão de produzir menos lixo, nossa ecobag agora está com 50% de desconto. Além disso, para as nossas clientes das lojas físicas que levarem a ecobag em um dia de compra, a apresentação dela dá 5% de desconto nas peças.

3. Repense sua maneira de comprar
Às vezes optar pela praticidade acaba gerando mais lixo. Sempre que puder evite os produtos embalados de supermercado. Prefira comprar alimentos na feira ou a granel, assim você compra produtos mais frescos e diminui o uso de embalagens plásticas e descartáveis. Vale também a dica que comprar menos e com mais frequência para evitar que os alimentos estraguem na geladeira e acabam indo direto para o lixo.

4. Faça produtos de beleza e limpeza caseiros
Outra maneira que você pode encontrar para evitar embalagens e também ficar livre de muitas substâncias tóxicas, é trocar os produtos de limpeza e higiene tradicionais por receitas caseiras e com ingredientes naturais. Com sabão e óleo de coco, bicarbonato, vinagre e óleos essenciais para garantir perfume, você pode fazer desodorantes, pasta de dentes, lavar roupa, louça e limpar toda a casa de maneira eficiente e sustentável. As receitas são super simples e fáceis de encontrar na internet.

5. Reaproveite e recicle o que não puder reduzir

Com as dicas acima muito lixo será evitado no dia-a-dia! O restante dos resíduos que forem produzidos deve ser separado e tratado da maneira correta. Separe o lixo orgânico – se você tiver uma composteira, pode separar aqueles que viram adubo dos que devem de fato ser destinados ao aterro sanitário - dos reciclados e procure uma coleta seletiva/cooperativa da sua cidade para encaminhá-los.

 

Com essas dicas a gente pode fazer a diferença através de uma rotina mais consciente e saudável, para o planeta e para nós! E aí, vamos juntos nesse desafio de menos lixo?

 

#sustentabilidade #menoxlixo #linhaneo

Comentários

Gostou da matéria? Deixe aqui seu comentário ou dicas sobre o assunto.

X

Bem-vindo!

CADASTRE-SE E GANHE 10% DE DESCONTO NA PRIMEIRA COMPRA

*ao clicar no botão enviar, envie o codigo acima para o nosso WhatsApp.