Universo SCTP: Na Cozinha Com Lu Haddad Voltar

Universo SCTP: Na Cozinha Com Lu Haddad

2016-12-03

Na última quinta-feira (27/10) nosso universo se estendeu até a cozinha e visitamos a Ovos Quebrados para uma aula de saladas especiais. Essa experiência deliciosa surgiu da parceria com Adriana Haddad e viemos compartilhar aqui um pouquinho do que aconteceu por lá.

Antes de mais nada, a história da Dri é daquelas cheia de reviravoltas positivas que merece ser contada. Inicialmente formada em direito, nossa chef e professora, precisou lidar com o medo de decepcionar o pai juiz quando decidiu trocar os escritórios de advocacia pela cozinha.

Sua transição começou quando o marido passou no MBA em Barcelona e foram então morar na Europa. Nos dez anos que estiveram fora, entre França, Espanha e Inglaterra, Dri escreveu para revistas e sites sobre viagem e gastronomia, se formou na Espai Sucre de Barcelona e aprendeu tudo que sabe sobre cozinha. Na verdade, estar longe de casa só estreitou sua relação com a comida. Cozinhar se tornou uma forma de aliviar a saudade do Brasil e ainda evitar as despesas com restaurantes. Mais tarde voltaram ao país com uma filha de 2 anos e um bebe a caminho.

Quando voltou ao Brasil, seu maior desejo era alinhar a maternidade ao novo ofício que escolheu pra si: a gastronomia. Sempre apaixonada por histórias, Dri decidiu começar seu blog, o Ovos Quebrados, fazendo e publicando um bolo por dia durante um ano todo. Como dá pra imaginar, as histórias e receitas deixaram de ficar apenas na rede e se transformaram na escola de gastronomia com o mesmo nome. Hoje Adriana Haddad é a chefe e professora responsável por encantar suas pequenas turmas com criatividade, sabores e muito bom humor.

As aulas da Dri carregam todas as histórias que a inspiraram durante a vida e não foi a toa que nossa estilista, Gabi Meirelles, confiou a ela a tarefa de traduzir todo o conceito da Santa Costura em uma aula incrível para nossas clientes. Com o tema de saladas especiais, tudo que a Santa é foi colocado no prato: Simplicidade, saúde, afeto, singularidade… Tudo isso em ingredientes frescos, coloridos e simples, que se tornaram misturas extraordinárias sem perder a essência da comida feita em casa.

Além disso, pra conectar ainda mais os universos, assim como nossa chef, acreditamos que o conhecimento compartilhado e as experiências em conjunto incentivam ainda mais nossa capacidade criativa. Segundo ela, é o pensar coletivo que acontece nas suas aulas que faz tudo ser tão dinâmico e enriquecedor. Pensamos que conhecer histórias e compartilhar momentos assim nos ajudam a encontrar forças para trilhar novos caminhos e ainda tornar possível que cada pessoa envolvida conosco faça o mesmo para sua própria vida.

 

Passamos a tarde toda na cozinha com mulheres maravilhosas. Além de um aprendizado e tanto, foi extremamente divertido. Como diria nossa professora: Esqueça as frescuras! Colocamos a mão na “massa” - no caso nas saladas e nos queijos - para fazer comida de verdade e que além de tudo, teve como tempero as histórias e experiências de cada uma que fez parte desse encontro. As alunas do dia ainda ganharam um avental exclusivo da nova coleção SCTP e um mimo lindo da Tauá Cerâmica.

Pra quem não pôde participar, trouxemos uma receita direto da nossa aula aqui pro blog:

SALADA DE ASPARGOS, ERVILHAS, PECORINO COM AZEITE DE LIMÃO E COMPOTA DE CEBOLA ROXA

INGREDIENTES:

  • 1 maço de aspargos
  • 150 grs de ervilhas frescas
  • 1 pedaço de bacon (opcional)
  • 4 colheres de sopa de azeite de limão
  • Um punhado de manjericão
  • Um punhado de hortelã
  • Um punhado de folhas de rúcula
  • 175 grs de queijo pecorino cortado em fatias fininhas
  • 1\2 xícara de compota de cebola roxa (opcional)
  • Raspinhas de limão

MODO DE PREPARO:

Escalde os aspargos e as ervilhas frescas por 1 minuto na água fervendo. Depois, em uma frigideira, refogue com os pedaços de bacon (se não quiser usar o bacon, só pular essa parte!). Junte todos os ingredientes, tempere com o azeite de limão, sal, pimenta do reino. Finalize com as fatias de queijo pecorino e a compota de cebola roxa.

 

COMPOTA DE CEBOLA ROXA

  • 5 cebolas roxas
  • 100 grs de açúcar
  • 200 ml de aceto balsâmico
  • 50 ml de azeite

PREPARO:

Pré aqueça o forno a 180 graus. Fatie as cebolas em rodelas e espalhe sobre uma assadeira, tempere com açúcar, sal e pimenta do reino. Misture o azeite com o aceto balsâmico e misture com as mãos para que as cebolas fiquem bem temperadas. Asse por mais ou menos 30 minutos.

Na verdade, essa compota de cebola roxa é bom com tudo! Maravilhosa para servir com peixes e frango grelhados.

DICA DA DRI:

“O segredinho de uma boa salada é dar asas a imaginação com as cores. Mas tem um truque que aprendi na Espanha que sempre funciona: Combinar um tipo de queijo, um tipo de frutos secos (nozes, amêndoas, avelãs, castanha, etc), uma fruta (como damasco, figo seco, tâmaras) e uma verdura, que de preferência, se for folhas, usar folhas baby!“

 

Nossa turma talentosa! Gratidão pela aula incrível e companhias maravilhosas.

Para experimentar um dia na cozinha com Adriana Haddad confira a programação no site da Ovos Quebrados (http://www.ovosquebrados.com.br/) e acompanhe nossas redes sociais para saber de tudo que acontece no nosso universo SCTP!