MULHERES DE ESSÊNCIA - JU CIASCA, EM MEMÓRIA DE SUA MÃE Voltar

MULHERES DE ESSÊNCIA - JU CIASCA, EM MEMÓRIA DE SUA MÃE

2023-07-14

A SANTA COSTURA É FEITA POR MULHERES QUE CARREGAM HISTÓRIAS. MULHERES AUTÊNTICAS, CORAJOSAS, LIVRES E CONSCIENTES.

 

Hoje vamos contar a história da Júlia Ciasca, uma história linda e construída de mãe para filha.

A Ju tem 31 anos, natural de Campinas, interior de São Paulo, e hoje produz peças feitas à mão para celebrar a vida e o amor.

O amor que a Ju conheceu desde o ventre da sua mãe e que a acompanhou ao longo da vida e esse mesmo amor a ensinou a criar cada peça.

Em 1997, quando a Ju tinha 6 anos, sua mãe, Adriana Ciasca — uma mulher apaixonada pelo modo como os povos antigos transformavam metais brutos em joias com poucas ferramentas — criou a CIASCA.

Nesse mesmo ano, a mãe da Ju descobriu que estava com câncer de mama e a batalha começou. A Adriana fez tudo o que estava a seu alcance: cirurgia, radioterapia, quimioterapia, e o que a ajudou a ser forte para passar por tudo isso foi o seu trabalho e a arte de criar suas peças.

Com a doença aparentemente curada, a Ciasca começou a crescer, foi conquistando novos parceiros e ganhando novas ferramentas. Infelizmente, quase duas décadas depois, a doença voltou com ainda mais força e a Adriana decidiu que seria o momento de fechar a Ciasca. Mas isso não aconteceu, pois foi aí que a Ju entrou para ajudar a sua mãe. Entre uma quimioterapia e outra, as duas começaram a trabalhar juntas, e a Adriana passou a ensinar todo conhecimento que tinha com as joias. Foi um período de muito aprendizado e união entre as duas.

“Crio minhas joias com a esperança de trazer mais beleza para nosso mundo.”

Anos depois, a mãe da Ju veio a falecer, mas esse amor foi deixado para ela e é estampado em cada peça, deixando viva a memória de sua mãe.

“Meu trabalho é uma homenagem a minha mãe, Adriana Ciasca, que me ensinou sua arte. E o mais importante: minha mãe queria que a gente nunca esquecesse de celebrar a vida e o amor”